Criativo de Galochas : Entretenimento | Informação | Variedade | Humor
 

< criativo por criativo >
Publicitário que lava, passa, cozinha, encera, limpa e dá brilho. Além disso, é especialista em fotografia de arquitetura, decoração, ambientes e interiores.

< criativo top sites >
· ambientes
· amostra gratis
· amostras gratis
· arquitetura
· blip fm cgalochas
· blog blogs
· dihitt
· decoração
· guia das baladas
· facebook
· facebook cgalochas
· flickr
· formsprinq.me
· fotografia
· interiores
· jogos de meninas
· marketing
· me adiciona
· model management
· orkut criativo
· obamicon.me
· olhares fotografia online
· pica-pau brazil
· pin fotos abril
· propaganda
· publicidade
· speed racer go brazil
· speed racer orkut
· teste sexy
· toques para celular
· twitter cgalochas
· twitpic criativo
· universo da blogosfera
· up&down comunidade
· video criativo
· vimity

·lista exclusiva de blogs

< pesquise no criativo >

< arquivo criativo >

< anúncio criativo >

Google PageRank 0-10


sábado, maio 23, 2009

Os cem erros mais comuns da língua portuguesa (3)

(...Continuação)

Confira os cem erros mais comuns da língua portuguesa que muitos cometem e nem percebem.

51 - Chegou "a" duas horas e partirá daqui "há" cinco minutos. Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distância) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu há (faz) pouco menos de dez dias.

52 - Blusa "em" seda. Usa-se de, e não em, para definir o material de que alguma coisa é feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, estátua de madeira.

53 - A artista "deu à luz a" gêmeos. A expressão é dar à luz, apenas: A artista deu à luz quíntuplos. Também é errado dizer: Deu "a luz a" gêmeos.

54 - Estávamos "em" quatro à mesa. O em não existe: Estávamos quatro à mesa. / Éramos seis. / Ficamos cinco na sala.

55 - Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em é sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina, ao computador.

56 - Ficou contente "por causa que" ninguém se feriu. Embora popular, a locução não existe. Use porque: Ficou contente porque ninguém se feriu.

57 - O time empatou "em" 2 a 2. A preposição é por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por.

58 - À medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo é: À medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem.

59 - Não queria que "receiassem" a sua companhia. O i não existe: Não queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (só existe i quando o acento cai no e que precede a terminação ear: receiem, passeias, enfeiam).

60 - Eles "tem" razão. No plural, têm é assim, com acento. Tem é a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vêm e põe e põem: Ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm; ele põe, eles põem.

61 - A moça estava ali "há" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moça estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) três meses. (O havia se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.)

62 - Não "se o" diz. É errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, não se o diz (não se diz isso), vê-se-a, etc.

63 - Acordos "políticos-partidários". Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia: acordos político-partidários. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econômico-financeiras, partidos social-democratas.

64 - Fique "tranquilo". O u pronunciável depois de q e g e antes de e e i exige trema: Tranqüilo, conseqüência, lingüiça, agüentar, Birigüi.

65 - Andou por "todo" país. Todo o (ou a) é que significa inteiro: Andou por todo o país (pelo país inteiro). / Toda a tripulação (a tripulação inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) é mortal. / Toda nação (qualquer nação) tem inimigos.

66 - "Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difícil apontar todas as contradições do texto.

67 - Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A decisão favoreceu os jogadores.

68 - Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a próprio, é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala. / As vítimas mesmas recorreram à polícia.

69 - Chamei-o e "o mesmo" não atendeu. Não se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele não atendeu. / Os funcionários públicos reuniram-se hoje: amanhã o país conhecerá a decisão dos servidores (e não "dos mesmos").

70 - Vou sair "essa" noite. É este que desiga o tempo no qual se está ou objeto próximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se está), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este século (o século 21).

71 - A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zero-quilômetro, zero hora.

72 - A promoção veio "de encontro aos" seus desejos. Ao encontro de é que expressa uma situação favorável: A promoção veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condição contrária: A queda do nível dos salários foi de encontro às (foi contra) expectativas da categoria.

73 - Comeu frango "ao invés de" peixe. Em vez de indica substituição: Comeu frango em vez de peixe. Ao invés de significa apenas ao contrário: Ao invés de entrar, saiu.

74 - Se eu "ver" você por aí... O certo é: Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pôr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se nós dissermos (de dizer), predissermos.

75 - Ele "intermedia" a negociação. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociação. Remediar, ansiar e incendiar também seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio.

(Continua...)

Aproveite e confira a PARTE 1, PARTE 2 e PARTE 3.

NÃO COMETA MAIS ERROS! Aproveite as super ofertas do livros: Nova Gramática do Português Contemporâneo, Português Para Concursos, Método Simples e Rápido para Escrever Sem Errar e Confrontando Regras e Usos.

Nova Gramática do Português Contemporâneo Português Para Concursos: Teoria e 900 Questões Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos Português Urgente! Método Simples e Rápido para Escrever Sem Errar
(clique na imagem para acessar a loja)

Marcadores:

_______________________________________________________________

Clique aqui para acessar o novo site do Criativo de Galochas
Acesse agora mesmo o novo endereço do CRIATIVO DE GALOCHAS

> > > > > www.criativodegalochas.com < < < < <

Separe suas melhores fotos digitais e faça um belíssimo FOTOLIVRO
Acesse os blogs PICA PAU e SPEED RACER

Postagens mais antigas, clique aqui


< destaque criativo >
· novo criativo de galochas
· conheça a novo mania: fotolivro
· super ferramentas para twitter
· maiores erros de web design
· pilote um fórmula 1 ferrari
· documentário filme senna
· saiba sobre a giria farol aceso
· participe da pesquisa 2010
· do fundo do baú: karate kid
· cleo pires (+18)
· lingerie day - jul 2010
· trailer filme bruna surfistinha
· campanha agasalho cães gatos
· larissa riquelme fotos 18+
· melhor horário para twittar
· como bloquear celular (roubo)
· torne seu site mais conhecido
· adote um vira-lata

< parceiros do criativo >

Pavan Fotografia
Speed Racer
Pica Pau
Video Criativo
VTO
Blog do Inexistent Man
Ah Tri Né
Uêba
Colmeia
LinkLog
Ocioso

Speed Racer Go Brazil Pica Pau Brazil Video Criativo Comunidade Up&Down Entre para a comunidade mais criativa do Orkut
São Paulo Futebol Clube Mundo Tecno

< selo criativo >
Coloque o banner do Criativo de Galochas em seu site.



Outros modelos, clique aqui