Hoje, com os treinos livros em Melbourne - Austrália, será dada a largada à temporada 2009 da Fórmula 1. E, como fãs da categoria máxima do automobilismo, não poderíamos deixar de falar sobre o que poderá ser uma das mais emocionantes temporadas da categoria.
Neste ano, a Fórmula 1 sofreu grandes mudanças no regulamento o que faz com que a temporada seja uma verdadeira incógnita, pois todos partem do "zero".
As mudanças começam pela aerodinâmica. O visual dos carros passa a ser um pouco mais rude que em temporadas anteriores. Aerofólios desproporcionais, chassis mais "limpos" e sem tantos apêndices, saltam à vista. A intenção de toda essa mudança visual tem uma finalidade: reduzir a aerodinámica dos carros tornando-os um pouco mais lentos. Com a volta dos pneus slicks - os pneus lisos, sem ranhuras – a falta de aerodinâmica é, de certa forma, compensada.
Todas as mudanças foram analisadas por uma equipe de especialistas com a intenção de de facilitar as ultrapassagens e portanto, aumentar o "espetáculo" para os aficionados.
Porém, o que ganhou páginas e páginas de discussão pela web, foi um novo sistema, que começará a ser introduzido esse ano na F1: o sistema Kers.
O Kers nada mais é que um sistema que recupera a energia e o calor armazenados no carro para que o piloto a reutilize na aceleração do carro, em forma de um impulso adicional – 80 cavalos a mais. Pilotos e equipes concordam que essa não será a forma de melhorar o espetáculo, mas apesar de não ser obrigatório, as grandes equipes se esforçaram para desenvolvê-lo. Será interessante ver a briga entre adeptos e não adeptos: quem levará verdadeira vantagem?
Mas as mudanças para essa temporada não param aí. A pré-temporada foi marcada pela crise econômica: saí a equipe Honda, entra a Brawn GP. Um mar sem fim de rumores inundou blogs e webs especializadas, mas ao final, a Brawn GP veio à tona com Jenson Button e Rubens Barrichello – e não Bruno Senna – como pilotos, e já começa o Mundial como uma das favoritas, em virtude dos excelentes resultados nos testes da pré-temporada.
Quem passou de favorito a "dúvida geral" é a equipe do atual campeão Mundial, Lewis Hamilton: a Mclaren. O mundo dá voltas e a Fórmula 1 também.
Se depender dessa pré-temporada, das polêmicas, do "disse-me-disse" e da vontade dos aficionados, a temporada promete!
Este post foi gentilmente escrito por Priscilla Bar do GUARD RAIL F1CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2009
Austrália - 29 de março
Malásia - 5 de abril
Bahrein - 19 de abril
Espanha - 10 de maio
Mônaco - 24 de maio
Turquia - 7 de junho
Inglaterra - 21 de junho
França - 28 de junho
Alemanha - 12 de julho
Hungria - 26 de julho
Europa (Valência) - 23 de agosto
Bélgica - 30 de agosto
Itália - 13 de setembro
Cingapura - 27 de setembro
Japão - 11 de outubro
China - 18 de outubro
Brasil - 1º de novembro
Abu Dhabi - 15 de novembro
Visite o SPEED RACER GO BRAZILCG: Na sua opinião, quem vai ganhar o GP da Austrália de 2009?
PRODUTOS RELACIONADOS À F1:
· Livro
O BRASIL NA FÓRMULA 1· DVD
SEGREDOS DA FÓRMULA 1Marcadores: fórmula 1