Criativo de Galochas : Entretenimento | Informação | Variedade | Humor
 

< criativo por criativo >
Publicitário que lava, passa, cozinha, encera, limpa e dá brilho. Além disso, é especialista em fotografia de arquitetura, decoração, ambientes e interiores.

< criativo top sites >
· ambientes
· amostra gratis
· amostras gratis
· arquitetura
· blip fm cgalochas
· blog blogs
· dihitt
· decoração
· guia das baladas
· facebook
· facebook cgalochas
· flickr
· formsprinq.me
· fotografia
· interiores
· jogos de meninas
· marketing
· me adiciona
· model management
· orkut criativo
· obamicon.me
· olhares fotografia online
· pica-pau brazil
· pin fotos abril
· propaganda
· publicidade
· speed racer go brazil
· speed racer orkut
· teste sexy
· toques para celular
· twitter cgalochas
· twitpic criativo
· universo da blogosfera
· up&down comunidade
· video criativo
· vimity

·lista exclusiva de blogs

< pesquise no criativo >

< arquivo criativo >

< anúncio criativo >

Google PageRank 0-10


sábado, julho 04, 2009

Os cem erros mais comuns da língua portuguesa (4)

(...Continuação)

Confira os 100 erros mais comuns da língua portuguesa que muitos cometem e nem percebem.

76 - Ninguém se "adequa". Não existem as formas "adequa", "adeqüe", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc.

77 - Evite que a bomba "expluda". Explodir só tem as pessoas em que depois do d vêm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, não escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se também não se conjuga em todas as pessoas. Assim, não existem as formas "precavejo", "precavês", "precavém", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc.

78 - Governo "reavê" confiança. Equivalente: Governo recupera confiança. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaverá, reouvesse. Por isso, não existem "reavejo", "reavê", etc.

79 - Disse o que "quiz". Não existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pôr: Quis, quisesse, quiseram, quiséssemos; pôs, pus, pusesse, puseram, puséssemos.

80 - O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir só têm a terminação ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar é que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue.

81 - A tese "onde"... Onde só pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianças brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idéia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que...

82 - Já "foi comunicado" da decisão. Uma decisão é comunicada, mas ninguém "é comunicado" de alguma coisa. Assim: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da decisão. Opções corretas: A diretoria comunicou a decisão aos empregados. / A decisão foi comunicada aos empregados.

83 - Venha "por" a roupa. Pôr, verbo, tem acento diferencial: Venha pôr a roupa. O mesmo ocorre com pôde (passado): Não pôde vir. Veja outros: fôrma, pêlo e pêlos (cabelo, cabelos), pára (verbo parar), péla (bola ou verbo pelar), pélo (verbo pelar), pólo e pólos. Perderam o sinal, no entanto: Ele, toda, ovo, selo, almoço, etc.

84 - "Inflingiu" o regulamento. Infringir é que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e não "inflingir") significa impor: Infligiu séria punição ao réu.

85 - A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa é ave, avião, viajante, etc. Não confunda também iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem tráfico (contrabando) com tráfego (trânsito).

86 - Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, é o substantivo: Minha viagem. A forma verbal é viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite também "comprimentar" alguém: de cumprimento (saudação), só pode resultar cumprimentar. Comprimento é extensão. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado).

87 - O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / Não disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar.

88 - Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (não se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmissão em cores, desenho em cores.

89 - "Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois é comum o erro de concordância quando o verbo está antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e não "foi iniciado" esta noite as obras).

90 - A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra próxima ao verbo não deve influir na concordância. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agressões entre os funcionários foi punida (e não "foram punidas").

91 - O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, não foi notado. Desapercebido significa desprevenido.

92 - "Haja visto" seu empenho... A expressão é haja vista e não varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforços. / Haja vista suas críticas.

93 - A moça "que ele gosta". Como se gosta de, o certo é: A moça de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispõe, o filme a que assistiu (e não que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc.

94 - É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: É hora de ele chegar. / Apesar de o amigo tê-lo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido...

95 - Vou "consigo". Consigo só tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e não pode substituir com você, com o senhor. Portanto: Vou com você, vou com o senhor. Igualmente: Isto é para o senhor (e não "para si").

96 - Já "é" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") 1 hora, já é meio-dia, já é meia-noite.

97 - A festa começa às 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema métrico decimal não têm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e não "kms."), 5 m, 10 kg.

98 - "Dado" os índices das pesquisas... A concordância é normal: Dados os índices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas idéias...

99 - Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob é que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflação. E lembre-se: O animal ou o piano têm cauda e o doce, calda. Da mesma forma, alguém traz alguma coisa e alguém vai para trás.

100 - "Ao meu ver". Não existe artigo nessas expressões: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.
(Culturatura)

Vi no ARQUIVINHO

Aproveite e confira a PARTE 1, PARTE 2 e PARTE 3.

NÃO COMETA MAIS ERROS! Aproveite as super ofertas do livros: Nova Gramática do Português Contemporâneo, Português Para Concursos, Método Simples e Rápido para Escrever Sem Errar e Confrontando Regras e Usos.

Nova Gramática do Português Contemporâneo Português Para Concursos: Teoria e 900 Questões Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos Português Urgente! Método Simples e Rápido para Escrever Sem Errar
(clique na imagem para acessar a loja)

Marcadores:

_______________________________________________________________

Clique aqui para acessar o novo site do Criativo de Galochas
Acesse agora mesmo o novo endereço do CRIATIVO DE GALOCHAS

> > > > > www.criativodegalochas.com < < < < <

Separe suas melhores fotos digitais e faça um belíssimo FOTOLIVRO
Acesse os blogs PICA PAU e SPEED RACER

Postagens mais antigas, clique aqui


< destaque criativo >
· novo criativo de galochas
· conheça a novo mania: fotolivro
· super ferramentas para twitter
· maiores erros de web design
· pilote um fórmula 1 ferrari
· documentário filme senna
· saiba sobre a giria farol aceso
· participe da pesquisa 2010
· do fundo do baú: karate kid
· cleo pires (+18)
· lingerie day - jul 2010
· trailer filme bruna surfistinha
· campanha agasalho cães gatos
· larissa riquelme fotos 18+
· melhor horário para twittar
· como bloquear celular (roubo)
· torne seu site mais conhecido
· adote um vira-lata

< parceiros do criativo >

Pavan Fotografia
Speed Racer
Pica Pau
Video Criativo
VTO
Blog do Inexistent Man
Ah Tri Né
Uêba
Colmeia
LinkLog
Ocioso

Speed Racer Go Brazil Pica Pau Brazil Video Criativo Comunidade Up&Down Entre para a comunidade mais criativa do Orkut
São Paulo Futebol Clube Mundo Tecno

< selo criativo >
Coloque o banner do Criativo de Galochas em seu site.



Outros modelos, clique aqui